Como surgiu?


O espelho



Tudo indica que a primeira vez que o ser humano viu seu reflexo foi na água. Isso deve ter mudado em cerca de 3000 a.C., quando povos da atual região do Irã passaram a usar areia para polir metais e pedras.Esses espelhos refletiam apenas contornos e formas. As imagens não eram nítidas e o metal oxidava com facilidade.
Pouco mudou até o fim do século 13. Nessa época, o homem já dominava técnicas de fabricação do vidro, mas as peças eram claras demais, e por isso não tinham nitidez. Até que, em Veneza, alguém teve a ideia de unir o vidro a chapas de metal. Surgia assim o espelho como o conhecemos até hoje.
Mas este era um produto raro e caro. Os chamados espelhos venezianos eram mais valiosos que navios de guerra ou pinturas de gênios como da Renascença. A democratização do artigo começou em 1660, quando o rei da França Luis XIV (1638-1715) ordenou que um de seus ministros subordinasse artesãos venezianos para obter o segredo deles. O resultado pode ser conferido na sala dos espelhos no palácio de Versalhes.
Com o advento da Revolução Industrial, o processo de fabricação ficou bem mais barato e o preço caiu.


Até os dias atuais o espelho vem acompanhado de lendas, algo como se ele fosse roubar nossa alma, na verdade o que vejo refletido é o meu eu exterior, o templo da minha alma. E creio que minha alma só irá embora quando eu for embora desse plano. Amo espelho e desde pequenininha (olha que não cresci muito) me olho no espelho sempre que o tenho por perto, afinal de contas todo ser humano ama ver seu "eu" refletido. 



 O rímel


 Aproximadamente em 3.100 a.C. os egípcios já aplicavam uma mistura de fezes de crocodilo e mel nos cílios para escurecê-los.
O cosmético foi inventado por Eugene Rimmel, um talentoso perfumista francês. A invenção mais inovadora de Rimmel foi uma máscara não-tóxica. Tornou-se tão popular que Rimmel é até hoje a palavra usada para definir a Máscara de Cílios em várias línguas, incluindo francês, italiano, português, persa, romeno, espanhol e turco.

O rímel moderno, por sua vez, foi criado em 1913 por um químico chamado Thomas Williams depois que sua irmã Maybel lhe pediu que criasse um produto fácil de usar. Este novo rímel foi feito misturando vaselina e pó de carvão. Foi batizada de Maybelline (Maybel, o nome da irmã de Thomas + vaselina) e deu início à marca.
Ele fez tanto sucesso que Williams começou a vender seu novo produto pelo correio. Anos depois, sua pequena empresa, chamada Maybelline Company, se tornou uma das líderes na indústria de cosméticos.
Em 1.932 foi inventado o Curvex, que precisava de dez minutos por olho para funcionar.Em 1.957 Helena Rubinstein lança a primeira máscara cremosa em tubo com aplicador acoplado.
E hoje podemos desfrutar de diversos tipos e modelos de embalagens, que curvam, definem, alongam e nos deixam cada vez mais bonitas.
Ao Eugene Rimmel o meu muito obrigada!